O que faço actualmente?

Bem, agora que já leram algumas das minhas poesias e frases, viram algumas das minhas fotos pessoais e tiradas por mim, vou tentar explicar o que faço na vida neste momento.

Todo o santo dia me levanto e faço um belo passeio de cacilheiro até Cacilhas e depois uma viagem de camioneta até à Quinta da Torre, na Costa da Caparica, o que me leva cerca de 1h- 1h30, dependendo do dia.

Chegada na Faculdade de Ciências e Tecnologias / Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), lá caminho eu durante cerca de cinco minutos até ao Departamento de Química, 4º piso, Laboratório 427 - Biocatálise em Solventes Não Aquosos. Lá começam os termos estranhos...

O que faço é imobilizar uma enzima - cutinase - num biomaterial - sol-gel - e posteriormente testar a actividade da enzima através de uma reacção modelo de transesterificação. Mais uns quantos "palavrões"...

Enzima pressumo que todos saibam que é uma proteína, que possui uma função específica.

O que é isso de sol-gel???

A partir de precursores apropriados, produz-se um colóide – o sol – que pode gerar, por reacções de polimerização inorgânica, uma estrutura rígida tridimensional – o gel – a partir da qual é possível obter materiais vítreos ou cerâmicos. Consoante o tipo de secagem podem obter-se 3 diferentes tipos de sol-gel: xerogel, aerogel ou criogel. Se a secagem for feita por congelação do gel seguida de sublimação do solvente, obtém-se um criogel.Se, pelo contrário, a secagem for feita em condições de pressão e temperatura superiores às do ponto crítico do solvente, obtém-se um aerogel. Os processos convencionais de secagem, por evaporação do solvente à pressão atmosférica, produzem xerogéis. Perceberam??? Se tiverem dúvidas coloquem.

Para avaliar a actividade enzimática realizamos uma reacção modelo de transesterificação do butirato vinílico com o 2-fenil-1-propanol dando origem ao 2-fenil-1-propil-butirato. Bem, resumindo uma transesterificação é uma reacção onde um estér reage com um alcool dando origem a um estér.

Depois utilizamos cromatografia gasosa, um aparelho igual ao que vêem nos episódios do CSI, que nos permite quantificar os reagentes e produtos desta reacção.

Fazemos mais coisas lá, mais isso fica para uma outra vez.

Sem comentários: