Ganhei Phd

Olá a todos!

 

Pois é, este ano concorri a bolsa de doutoramento pela primeira vez e ganhei, na área de Engenharia e Ciências dos Materiais.

Irei fazer a minha investigação, que dura 4 anos, um dos quais passados fora no Canadá, mais propriamente em Victoria, em quantum dots.  E o que são quantum dots? Aqui fica uma explicação:

Um ponto quântico, abreviado comumente por QD, do inglês quantum dot, é uma nanoestrutura pontual, uma pequena ilha de um material com um certo gap sobre a superfície de um outro material de gap maior. Dessa forma, o electrão fica confinado nas três direções, dizemos então que este sistema apresenta 8dimensão zero.

Um ponto quântico é um cristal semicondutor com um diâmetro de alguns nanometros, também chamado de nanocristal, que devido ao seu diminuto tamanho se comporta com um poço de potencial que confina os elétrons nas três dimensões espaciais em uma região com tamanho da ordem do comprimento de onda de Broglie dos elétrons, alguns nanometros em um semicondutor.

Devido ao confinamento, os elétrons em um ponto quântico têm sua energia quantizada em valores discretos, como em um átomo. Por esta razão, pontos quânticos são por vezes chamados átomos artificiais. Os níveis de energia podem ser controlados mudando o tamanho e a forma do ponto quântico, e a profundidade de poço de potencial.

 

Perceberam??? Não se preocupem que eu ainda também não percebo muito do assunto ;o)

 

Beijinhos e obrigada a todos que me apoiaram e me deram força.

1 comentário:

Sofia disse...

Vera
Antes de mais os meus Parabéns :)
Agora força e muito sucesso para os próximos anos.
Beijocas